Ouvindo...

Operação mira suspeitos de planejar morte de coordenador de presídios e promotor de SP

Os alvos dos criminosos são o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, considerado um dos maiores inimigos do PCC, e do coordenador de presídios Roberto Medina

Promotor de Justiça Lincoln Gakiya | Coordenador de presídios da região oeste de São Paulo, Roberto Medina

A Polícia Civil, com apoio do Ministério Público, realizaram na manhã desta sexta-feira (24) uma operação para cumprir 25 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de planejarem o assassinato do promotor de Justiça Lincoln Gakiya e do coordenador de presídios Roberto Medina, responsável por unidades prisionais da Região Oeste do estado de São Paulo.

Os mandados acontecem nas cidades de Presidente Prudente (11), Álvares Machado (6), Martinópolis (2), Pirapozinho (2), Presidente Venceslau (2), Presidente Bernardes (1) e Santo Anastácio (1).

As investigações mostram a existência de uma célula do crime organizado estruturada e altamente disciplinada. O setor seria responsável por realizar levantamentos detalhados da rotina de autoridades públicas e de familiares das possíveis vítimas. O objetivo seria preparar atentados contra os alvos previamente selecionados.

Segundo o MP, os criminosos já tinham identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários de autoridades. A célula funcionava em um rígido esquema de divisão, em que cada integrante realizava uma função específica sem conhecer a totalidade do plano. A estratégia dificultava a detecção da trama.

O plano de ataque foi detectado e neutralizado pelas autoridades. Os envolvidos foram identificados em fase de reconhecimento e vigilância. Além disso, foram apreendidos materiais e equipamentos que devem passar por perícia e podem levar à descoberta dos responsáveis pela etapa de execução do atentado.

Ainda de acordo com o Ministério Público, as buscas desta manhã (24) devem resultar na captura de elementos que podem ajudar nas próximas fases da investigação. O objetivo é conseguir provas voltadas à identificação de outros participantes no plano e ao mapeamento completo da cadeia de comando criminosa.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.