Temporal no Rio: vídeo mostra alagamentos e moradores ilhados circulando de barco em avenida

Chuvas intensas atingiram a Região Metropolitana na noite dessa segunda-feira (9), causaram transtornos na capital e na Baixada Fluminense e colocaram o Rio em estágio de alerta

Temporal no Rio: vídeo mostra alagamentos e moradores ilhados circulando de barco em avenida

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro durante a noite dessa segunda-feira (9) causaram estragos em vários bairros. Moradores ficaram ilhados, carros foram arrastados e algumas pessoas chegaram a ser vistas navegando em barcos em meio às ruas. Durante a manhã desta terça-feira (10), não havia registros de alagamentos.

Na Zona Sul da capital fluminense, em Copacabana, duas pessoas foram socorridas após sofrerem descargas elétricas durante o temporal. Segundo testemunhas, um homem e uma mulher levaram choque ao encostarem em um poste. Ambos foram atendidos e passam bem.

Na Zona Norte, ruas ficaram alagadas em bairros como Bonsucesso e Méier. Segundo a Prefeitura do Rio, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades.

De acordo com os registros pluviométricos, choveu cerca de 50 milímetros (mm) em um período de 96 horas.

A comunidade de Manguinhos foi uma das mais afetadas, com a água chegando à altura da cintura. Moradores foram flagrados circulando de barco pela região. Outro ponto de alagamento foi a Avenida Niemeyer, que chegou a ser interditada após um deslizamento de terra por volta das 21h. Ninguém ficou ferido. Nesta terça-feira (10), a via opera em meia pista, no sentido Leblon. A Fundação Geo-Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, foi acionada para realizar os reparos.

Também houve deslizamento de terra na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, na pista no sentido Grajaú.

O temporal da noite dessa segunda-feira (9) também causou impactos em cidades da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, a água invadiu casas e causou prejuízos aos moradores.

Desde a meia-noite, a cidade do Rio está no Estágio 2 — segundo nível em uma escala de cinco — que indica risco de ocorrências de alto impacto. Durante a chuva, a capital chegou a entrar no Estágio 3, quando uma ou mais ocorrências já afetam o município e impactam a rotina de parte da população. Com a redução do volume de chuva, no entanto, o Rio retornou ao estágio anterior.

A chuva deu uma trégua, mas deve continuar nesta terça-feira (10). Até quinta-feira (12), segundo o Centro de Operações Rio (COR), o tempo segue instável, embora o volume de chuva possa diminuir.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...