As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro durante a noite dessa segunda-feira (9) causaram estragos em vários bairros. Moradores ficaram ilhados, carros foram arrastados e algumas pessoas chegaram a ser vistas navegando em barcos em meio às ruas. Durante a manhã desta terça-feira (10), não havia registros de alagamentos.
Na Zona Sul da capital fluminense, em Copacabana, duas pessoas foram socorridas após sofrerem descargas elétricas durante o temporal. Segundo testemunhas, um homem e uma mulher levaram choque ao encostarem em um poste. Ambos foram atendidos e passam bem.
Na Zona Norte, ruas ficaram alagadas em bairros como Bonsucesso e Méier. Segundo a Prefeitura do Rio, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades.
De acordo com os registros pluviométricos, choveu cerca de 50 milímetros (mm) em um período de 96 horas.
Temporal no Rio: vídeo mostra alagamentos e moradores ilhados circulando de barco em avenida
— Itatiaia (@itatiaia) February 10, 2026
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/EERyad8W7H
A comunidade de Manguinhos foi uma das mais afetadas, com a água chegando à altura da cintura. Moradores foram flagrados circulando de barco pela região. Outro ponto de alagamento foi a Avenida Niemeyer, que chegou a ser interditada após um deslizamento de terra por volta das 21h. Ninguém ficou ferido. Nesta terça-feira (10), a via opera em meia pista, no sentido Leblon. A Fundação Geo-Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, foi acionada para realizar os reparos.
Também houve deslizamento de terra na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, na pista no sentido Grajaú.
O temporal da noite dessa segunda-feira (9) também causou impactos em cidades da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, a água invadiu casas e causou prejuízos aos moradores.
Desde a meia-noite, a cidade do Rio está no Estágio 2 — segundo nível em uma escala de cinco — que indica risco de ocorrências de alto impacto. Durante a chuva, a capital chegou a entrar no Estágio 3, quando uma ou mais ocorrências já afetam o município e impactam a rotina de parte da população. Com a redução do volume de chuva, no entanto, o Rio retornou ao estágio anterior.
A chuva deu uma trégua, mas deve continuar nesta terça-feira (10). Até quinta-feira (12), segundo o Centro de Operações Rio (COR), o tempo segue instável, embora o volume de chuva possa diminuir.