Ao menos 16 pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil do Rio de Janeiro após as
De acordo com o Governo do Estado, as ocorrências registradas ao longo do dia incluíram alagamentos, quedas de árvores e desabamentos. Na capital, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades, diante do avanço das chuvas.
Os municípios que decretaram situação de emergência são Rio Claro, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Paty do Alferes, Porciúncula e Piraí, que contam com atuação permanente da Defesa Civil e da assistência social.
Leia também
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), permanece o risco hidrológico alto em 19 municípios, entre eles Aperibé, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Natividade, Niterói, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Gonçalo e São Sebastião do Alto. Todas as regiões do estado seguem em risco hidrológico moderado.
Já o risco geológico permanece alto em Duque de Caxias, Niterói e Rio de Janeiro, devido aos elevados acumulados de chuva. Outros municípios das regiões Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Costa Verde, Metropolitana, Noroeste, Serrana e Sul seguem em risco moderado, com possibilidade de agravamento.
A previsão indica chuva moderada a forte nas próximas horas, com céu nublado a encoberto, especialmente na Região Metropolitana, Baixada Fluminense e capital.
Apoio aos municípios
Para apoiar as cidades mais afetadas, o Governo do Estado mobilizou equipes técnicas e cerca de 50 máquinas, incluindo caminhões, retroescavadeiras, escavadeiras, pás carregadeiras e caminhões-pipa. As ações atendem municípios como Itaperuna, São Fidélis, Paty do Alferes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco, Cantagalo, Sumidouro e Bom Jardim.
As frentes de trabalho atuam na desobstrução de acessos, retirada de entulhos, apoio à drenagem e recuperação da infraestrutura. Entre as medidas emergenciais, está a construção de um acesso alternativo em Cantagalo, após a interdição de trecho da RJ-152, além de intervenções em Porciúncula, no Norte Fluminense.