Prefeito do RJ pede atenção da população após 20 dias de chuva e risco de deslizamentos

Eduardo Paes (PSD) acompanhou a situação na cidade, que foi atingida por forte chuva nesta segunda-feira (9)

Rio de Janeiro está em alerta por causa do forte temporal

A Prefeitura do Rio de Janeiro alertou a população para o alto risco de deslizamentos após 20 dias consecutivos de chuvas na capital. Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado desde o dia 19 de janeiro aumenta a instabilidade do solo e eleva o risco de ocorrências em áreas vulneráveis.

“O risco de deslizamento é muito grande”, alertou o prefeito Eduardo Paes (PSD). A capital fluminense pode ter chuva até a próxima quinta-feira (12), segundo a Defesa Civil. O órgão alerta para o risco de chuva contínua nesta terça-feira (10) e de temporais isolados na quarta-feira (11).

O temporal que atingiu a capital entre o final da tarde e o início da noite desta segunda-feira (9) elevou o município ao Estágio de Alerta 3 às 19h24. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), a classificação indica que a rotina urbana já sofre impactos significativos decorrentes das precipitações.

Leia também
Chuva no RJ mobiliza resgate de 16 pessoas e deixa cidades em emergência

“Foi muita chuva, que começou durante o período da tarde e se intensificou depois. Tivemos problemas na Zona Norte, principal área atingida”, disse Paes. Por causa dos temporais, algumas vias ficaram alagadas e precisaram ser interditadas. Houve registros nas avenidas Brasil, Martin Luther King e Niemeyer, onde também foi registrado um deslizamento.

Leia também
Marinha é acionada após chuvas intensas no Rio de Janeiro
Alagamento em Copacabana deixa duas pessoas feridas após choque elétrico

O sistema de transporte BRT teve o serviço interrompido, mas, de acordo com a prefeitura, foi normalizado ainda no período da noite. Por causa do volume da chuva, houve o acionamento de 15 sirenes em nove comunidades diferentes, o que sinalizou risco iminente de deslizamentos de terra.

Diante do alerta sonoro, a recomendação oficial é que os moradores busquem imediatamente os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Informações sobre a localização dessas áreas seguras podem ser obtidas pelo telefone 199 ou por meio do aplicativo COR.Rio.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...