Vídeo: temporal de 112 mm provoca alagamentos e destruição em Juiz de Fora

A força da chuva fez com que uma enorme cratera se abrisse na Rua Professor Francisco Faria, bairro Manoel Honório

Tempestade assustou moradores e causou caos em Juiz de Fora

Um temporal atingiu a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, na noite desta segunda-feira (15), e causou estragos no município. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação foi de 112 milímetros em apenas uma hora. A Itatiaia teve acesso a imagens que mostram a destruição causada pela chuva. Assista:

As imagens mostram diversos pontos de alagamento, carros arrastados e atravessados pela rua, além de uma grande cratera aberta na Rua Professor Francisco Faria, próximo à esquina Rua Eugênio Fontaia, bairro Manoel Honório. O trânsito foi interditado na região. A equipe da Defesa Civil atua no local em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).

O Corpo de Bombeiros informou que todas as vítimas que estavam ilhadas ou foram resgatadas, ou as águas estão baixando e as pessoas sendo monitoradas e permanecendo em suas residências, sem riscos.

Segundo a Prefeitura Municipal, as equipes de trânsito da SMU, do Demlurb, da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, Empav e Cesama estão mobilizadas para mitigar os danos das chuvas.

Confira o volume de chuvas na cidade até as 21h desta segunda:

  • Linhares - 110,33 mm
  • Santa Rita - 104,2 mm
  • Centro - 97,39 mm
  • Grama - 81,97 mm
  • Represa - 80,42 mm
  • São Judas Tadeu - 79,86 mm
  • Filgueiras - 71,23 mm
Leia também

Defesa Civil emite recomendações

A Defesa Civil orientou que a população evite áreas com histórico de alagamentos e permaneça atenta a sinais que possam indicar risco de deslizamentos, como trincas, rachaduras, deformações em estruturas e dificuldade para abrir portas e janelas.

Também foi solicitado que os moradores não saiam de casa sem necessidade e que evitem transitar utilizando veículos.

Em caso de emergência, disque 199.

Cidade amanheceu sob alerta do Inmet

O Instituto Nacional Meteorologia emitiu, nesta segunda-feira (15), dois alertas de chuvas intensas para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Ambos válidos até às 10h de quarta-feira (17).

No alerta laranja, de perigo, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Existe também risco de descargas elétricas, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, orienta sobre volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...