O Instituto Nacional Meteorologia emitiu, nesta segunda-feira (15), dois alertas de chuvas intensas para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Ambos estão em vigor até às 10h de quarta-feira (17).
No alerta laranja, de perigo, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Existe também risco de descargas elétricas, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, orienta sobre volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Chuvas moderadas no fim de semana em Juiz de Fora
A Defesa Civil Juiz de Fora explicou que foram registrados volumes moderados de chuva nas últimas 72h. De acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior acumulado foi registrado no bairro Filgueiras, com 67,64 mm. No bairro Grama, o volume chegou a 55,52 mm, enquanto no bairro Linhares foram contabilizados 42,57 mm no mesmo período.
Em decorrência das chuvas, a Defesa Civil registrou uma ocorrência de erosão na Rua José Norberto Marques, no bairro Santa Rita.
A subsecretaria segue em estado de atenção e realiza monitoramento contínuo das condições meteorológicas, em razão dos alertas emitidos pelo Inmet e pelo Cemaden.
Por se tratar do período chuvoso e de transição para o verão, há previsão de chuvas nos próximos dias, com possibilidade de ocorrências associadas, como alagamentos e deslizamentos. Caso se confirme a intensidade prevista nos alertas, o órgão irá comunicar à população por meio dos canais oficiais e adotar as medidas estabelecidas no Plano de Contingência Municipal, com foco na prevenção e na redução de riscos.
A Defesa Civil reiterou que o acompanhamento é feito com base em dados e modelos de previsão de diferentes instituições e plataformas, como Inmet, CPTEC/INPE, Cemaden, Climatempo, The Weather Channel, Windy e Ventusky. A orientação é para que a população fique atenta aos comunicados oficiais e evite áreas de risco.
Leia também
MG tem dezenas de cidades no alerta vermelho de chuva: ‘Grande Perigo’ Chuva: qual a diferença entre os alertas vermelho, laranja e amarelo do Inmet? Tempo: Juiz de Fora registra mais de 20 mm de chuva neste sábado (13)