BH tem noite de chuva forte nesta segunda (15); veja recomendações da Defesa Civil

A Região Nordeste de Belo Horizonte registrou chuvas extremamente fortes, com precipitação de mais de 5 mm

Várias regionais de Belo Horizonte registraram chuva forte na noite desta segunda-feira (15)

Belo Horizonte voltou a registrar temporais na noite desta segunda-feira (15). Segundo a Defesa Civil Municipal, chuvas extremamente fortes (mais de 5 mm) e fortes (2,6 mm a 5 mm) atingiram diversas regionais da capital mineira, como Nordeste, onde foi registrada a maior precipitação, Norte, Leste, Venda Nova e Centro-Sul.

Por volta das 20h50, chovia em todas as regionais, com exceção da Oeste e do Barreiro, porém com intensidade moderada (1,1 mm a 2,5 mm) e fraca (0,1 mm a 1 mm).

A Defesa Civil apontou, ainda, que uma instabilidade atmosférica favorece a ocorrência de chuva moderada a forte nas próximas duas horas. O órgão recomendou atenção aos motoristas e pedestres.

Leia também

Veja as recomendações

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores da capital mineira podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público do WhatsApp da Defesa Civil, que pode ser acessado neste link.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...