Os foliões do Carnaval de Belo Horizonte em 2026 ganharam uma ferramenta para facilitar a vida na folia. Patrocinada pela Cemig, a plataforma Bora pro Bloco reúne, em um mapa digital interativo, informações sobre blocos de rua, ensaios e festas na capital, ajudando o público a se organizar e acompanhar os desfiles em tempo real.
A ferramenta funciona como um “Google Maps do Carnaval de BH”. Sem precisar de cadastro, o usuário pode buscar blocos por nome ou bairro, montar roteiros personalizados, traçar caminhos para se deslocar pela cidade, ver eventos próximos e compartilhar a programação com amigos.
Em menos de dois dias após o lançamento para o Carnaval 2026, o site já somava quase 5 mil acessos.
O Bora pro Bloco foi criado pelo engenheiro de dados, músico e produtor cultural Guilherme Pio, que identificou a dificuldade de encontrar informações organizadas sobre a programação carnavalesca. “Tudo existia, mas de forma espalhada. A ideia foi reunir tudo em um único mapa, de forma simples e visual”, explica.
Leia também:
Carnaval SP: Dragões da Real invoca o poder das ‘Guerreiras Icamiabas’ Mumuzinho é confirmado como atração do Carnaval 2026 em Boa Esperança
A iniciativa faz parte do Carnaval da Liberdade Cemig 2026, que reúne ações voltadas à cultura, tecnologia e segurança durante a festa. Por meio do chamamento público, mais de 50 projetos carnavalescos foram selecionados neste ano, incluindo blocos, escolas de samba, festas e ações formativas.
Desde a criação do edital, mais de R$ 22 milhões já foram destinados a iniciativas culturais ligadas ao carnaval em Minas Gerais.
Segundo a Cemig, o apoio une incentivo cultural e inovação tecnológica, contribuindo para um carnaval mais organizado, acessível e seguro.