O tradicional bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebe na manhã deste sábado (7) o desfile do Mama na Vaca, um dos blocos mais antigos da capital mineira. A folia iniciou às 9h com concentração na Praça Cairo. O bloco segue embalado por marchinhas em direção à Rua Leopoldina.
Fundado em 2011, o Mama na Vaca surgiu de uma reunião de amigos em torno da estátua da vaca leiteira, localizada na Rua Ceará. O que era um encontro despretensioso acabou se tornando um dos blocos mais conhecidos do Carnaval de BH.
Leia também:
Banda Mole retoma cortejo tradicional no Carnaval de BH em 2026; veja trajeto Chuva continua neste sábado em MG? Veja previsão do tempo para o estado
Diferente dos megablocos que arrastam milhões, o Mama preserva uma atmosfera de festa de vizinhança. É comum ver famílias inteiras, do bebê ao avô, todos compartilhando o mesmo asfalto.
No “Dress Code” predominam as estampas de malha de vaca, o clássico preto e branco, chifres de pelúcia e, claro, muita purpurina.
A advogada Isabel, de 48 anos, toca surdo no bloco há cinco anos. Ela conta que chegou ao grupo por influência do companheiro, que a apresentou ao bloco e a levou para a bateria.
“Eu vim para o Mama na Vaca por causa dele, foi ele que me arrastou para cá, e desde então não saí mais”, relata.
Vitor ‘Monk’, de 38, integra o batuque desde os primeiros anos do bloco. Ele conheceu o grupo por meio de um primo, ainda no início da década passada, e segue presente na maioria dos cortejos.
“A gente até dá umas pausas quando precisa, mas a paixão pelo Carnaval não vai embora nunca. O Mama na Vaca é maravilhoso justamente por ser meio caótico”, afirma.
Programação extensa
Neste sábado (7), Belo Horizonte tem seu dia mais cheio de Pré-Carnaval. Ao todo,