Ouvindo...

Queda de balão em SC: tragédia acontece uma semana após acidente que matou mineira em SP

Balão que caiu em Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21), matou 8 pessoas e deixou 13 feridos; mineira morreu em outro acidente no último domingo (15), no interior de São Paulo

Balão que aparece na imagem do lado esquerdo caiu neste sábado (21) e matou 8 pessoas; cesto de balão que aparece do lado direito matou mineira de 27 anos e caiu em São Paulo, no último domingo (15).

A queda do balão que matou oito pessoas e deixou 13 feridos na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21), acontece uma semana após a queda de outro balão que matou a mineira Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos, durante um passeio em Capela do Alto, no interior de São Paulo.

Juliana estava em um passeio de balão com o marido, Leandro de Aquino Pereira, em comemoração ao Dia dos Namorados. O piloto foi preso em flagrante por homicídio culposo. Havia 35 pessoas, sendo 33 passageiros, o piloto e um auxiliar. Ela fazia o passeio com amigos e o marido, que sobreviveu e foi socorrido. A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), onde Juliana se formou em psicologia, lamentou a morte. A jovem trabalhava como analista de recrutamento e seleção.

O Instituto de Criminalística (IC) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apuram as causas do acidente.

Na tragédia em Santa Catarina, 21 pessoas estavam a bordo conforme o delegado geral da Polícia Civil da cidade Ulisses Gabriel, disse pelas redes sociais que três dos oito mortos na queda de um balão em Praia Grande, no sul do estado, morreram abraçados.

A tragédia aconteceu em uma das regiões mais procuradas para o balonismo no país, em um local conhecido como a Capadócia brasileira - em alusão àquela região da Turquia conhecida pelo grande turismo envolvendo balões.

Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos, era mineira e morreu durante queda, no interior de SP.

Testemunhas viram pessoas se jogando do balão em Praia Grande–SC

Uma moradora da região onde um balão caiu na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21), contou que viu algumas pessoas se jogando. Ao todo, oito pessoas morreram e 13 ficaram feridas, conforme o governador Jorginho Mello (PL). O acidente aconteceu no extremo sul do estado e as causas do acidente ainda são apuradas.

Todas as vítimas foram encaminhadas a hospitais próximos pelas equipes de bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem prestando todo o apoio necessário às famílias”, afirmou o governador por meio das redes sociais.

Durante a queda, o cesto em chamas atingiu o chão em alta velocidade, às margens da Rodovia SC-108. Das vítimas, quatro morreram carbonizadas no cesto e outras quatro morreram na queda. O balão caiu em uma área rural próximo a um posto de saúde.

“A gente achou que era brincadeira. Aí, quando a gente saiu realmente para ver, as pessoas já estavam se jogando, o balão já estava todo em chamas. Foi bem desesperador, disse Loriane Lopes, ao g1, que estava na casa da avó que mora na cidade.

O local é conhecido como a Capadócia Brasileira, devido à prática do balonismo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o exato momento em que o balão pega fogo e logo em seguida começa a cair. Em um dos vídeos, é possível ver algo caindo de dentro do balão, mas não há informações se seria algum passageiro ou objeto.

Após a queda, a jovem foi até o local e viu de perto o balão em chamas. Segundo ela, as “pessoas pediam socorro”. “Não deu para a gente decifrar onde era, mas parecia ser bem próximo”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a empresa Sobrevoar, responsável pelo balão.

Presidente Lula se pronuncia sobre a tragédia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se pronunciou sobre a tragédia e disse que o Governo Federal está à disposição das vítimas.

“Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o Governo Federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes”, escreveu o presidente.

O governador Jorginho Mello (PL) informou nas redes sociais que são pelo menos oito mortos e 13 sobreviventes.

Nota oficial da Prefeitura de Praia Grande:

“A Prefeitura de Praia Grande manifesta sua solidariedade às famílias envolvidas no acidente com balão ocorrido na manhã deste sábado, 21 de junho”.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.