Ouvindo...

Praia Grande (SC), onde balão caiu, é conhecida como Capadócia brasileira

Além da prática de balonismo, o local abriga a maior cadeia de cânions da América Latina

Balões em Praia Grande

A cidade de Praia Grande, localizada no extremo sul de Santa Catarina, local onde caiu um balão neste sábado (21), é conhecida como um dos principais destinos de prática do balonismo no Brasil. O município fica na região dos Aparados da Serra, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Ao lado de Boituva (SP), a cidade atrai visitantes e é comparada à Capadócia, na Turquia. O destino no exterior é famoso por receber milhares de turistas que sobrevoam paisagens em balões de ar quente.

Leia também

Em Praia Grande, o balonismo se tornou um dos principais atrativos da cidade. Segundo a secretaria de Turismo local, atualmente, a cidade conta com mais de 20 empresas que realizam a atividade.

Diariamente, são realizados entre 20 e 30 voos. Em alguns meses, o local chega a registrar 900 passeios aéreos.

Além da prática de balonismo, o local abriga a maior cadeia de cânions da América Latina. O município é conhecido também como “Capital dos Canyons” e integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido como patrimônio mundial da Unesco.

Acidente em Praia Grande

Ao todo, oito pessoas morreram e 13 ficaram feridas, conforme o governador Jorginho Mello (PL).

Todas as vítimas foram encaminhadas a hospitais próximos pelas equipes de bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem prestando todo o apoio necessário às famílias”, afirmou o governador por meio das redes sociais.

Balão pega fogo no ar e cai em Santa Catarina

Durante a queda, o cesto em chamas atingiu o chão em alta velocidade, às margens da Rodovia SC-108. Das vítimas, quatro morreram carbonizadas no cesto e outras quatro morreram na queda. O balão caiu em uma área rural próximo a um posto de saúde.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o exato momento em que o balão pega fogo e logo em seguida começa a cair. Em um dos vídeos, é possível ver algo caindo de dentro do balão, mas não há informações se seria algum passageiro ou objeto.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia