A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou que está
Até a última atualização desta reportagem, a Sesa informou que o quadro clínico do paciente era grave, após uma piora e com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.
Em nota enviada à Itatiaia, a secretaria disse que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, está acompanhando o caso. O órgão aguarda agora o resultado dos exames para confirmar ou descartar a suspeita.
“Durante a internação, o quadro clínico apresentou agravamento, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Atualmente, o paciente permanece inconsciente e em estado grave”, disse um trecho da nota.
A orientação é que qualquer pessoa que tenha ingerido bebida alcoólica destilada e apresente sintomas semelhantes aos da intoxicação por metanol procure imediatamente atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em um hospital.
Também nesta sexta, a
Número de notificações por metanol no Brasil
Até a manhã desta sexta (3), eram 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, segundo o
Os casos foram registrados em São Paulo, que
Mortes por metanol
- Até a manhã desta sexta-feira (3), havia uma morte confirmada por
intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada em São Paulo; a vítima é um homem de 54 anos. - Cinco mortes estão sendo investigadas, sendo três na cidade de São Paulo (todos homens, de 45, 50 e 70 anos) e duas em São Bernardo do Campo (homens de 49 e 58 anos).
O que é o metanol?
O metanol é uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”.
O produto, que também é inflamável e incolor, tem cheiro que se assemelha ao de uma bebida alcoólica comum. No Brasil, sua principal função é servir como matéria-prima para a produção de biodiesel.