A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou um caso
Segundo a secretaria, o paciente era um homem de 56 anos. Agora, será feita uma análise laboratorial, cujo resultado deve sair em sete dias.
“As equipes de vigilância sanitária do Estado e do município já estão investigando o caso, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública”, disse a Sesab, em nota.
A secretaria já havia orientado anteriormente unidades de saúde, públicas e privadas, a ficarem atentas aos sinais clínicos de intoxicação e a notificarem qualquer suspeita.
A situação continua sendo monitorada “em diálogo com as autoridades sanitárias nacionais”. Leia a nota completa da secretaria:
“A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em conjunto com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, comunica o registro de um CASO SUSPEITO de intoxicação por metanol no município. O paciente, um homem de 56 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3).
A confirmação da causa da morte depende de análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias. As equipes de vigilância sanitária do Estado e do município já estão investigando o caso, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública.
Como medida preventiva, a Sesab já havia orientado todas as unidades de saúde, públicas e privadas, a ficarem atentas aos sinais clínicos de intoxicação e a notificarem imediatamente qualquer suspeita. O monitoramento da situação em outros estados também está sendo feito em diálogo com as autoridades sanitárias nacionais.
FIQUE ATENTO A INTOXICAÇÕES DE QUALQUER TIPO!
Para orientações sobre tratamento, entre em contato com o CIATOX BAHIA: 0800 284 4343
Para notificação de casos (principalmente por unidades de saúde), o canal é o CIEVS BAHIA: (71) 99999-1088 ou (71) 3103-6341/6342
E-mail: cievs.notifica@saude.ba.gov.br
Para dúvidas ou notificação de adulteração, entre em contato com a DIVISA: (71) 3103-6305 | (71) 3103-6341/6342 ou divisa.covip@saude.ba.gov.br | divisa.ouvidoria@saude.ba.gov.br
O Governo da Bahia reforça seu compromisso com a transparência e a segurança da população, mantendo-se vigilante e preparado para adotar todas as medidas necessárias.”
Cantor Hungria, internado com suspeita de intoxicação por metanol faria show na Grande BH PF faz operação em indústrias de bebidas no Sul de Minas por suspeita de metanol Anvisa procura fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol
Número de notificações por metanol no Brasil
Até a manhã desta sexta, eram 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, segundo o
Os casos foram registrados em São Paulo, que
Mortes por metanol
- Até a manhã desta sexta-feira (3), havia uma morte confirmada por
intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada em São Paulo; a vítima é um homem de 54 anos. - Cinco mortes estão sendo investigadas, sendo três na cidade de São Paulo (todos homens, de 45, 50 e 70 anos) e duas em São Bernardo do Campo (homens de 49 e 58 anos).
O que é o metanol?
O metanol é uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”.
O produto, que também é inflamável e incolor, tem cheiro que se assemelha ao de uma bebida alcoólica comum. No Brasil, sua principal função é servir como matéria-prima para a produção de biodiesel.