Ouvindo...

Homem que matou a tia e arrancou o coração dela recebe alta de hospital psiquiátrico

Lumar Costa da Silva, de 34 anos, passará a cumprir medidas de segurança e será acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Campinas, São Paulo

Lumar Costa terá alta do hospital psiquiátrico

Um homem que confessou ter matado a tia e arrancado o coração dela em 2019 deixará o Centro Integrado de Atenção Psicossocial à Saúde Adauto Botelho (CIAPS), em Cuiabá, no Mato Grosso.

Lumar Costa da Silva, de 34 anos, segundo o g1, passará a cumprir medidas de segurança e será acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Campinas, São Paulo. Laudos médicos que atestam a estabilidade dele serviram como base para a decisão.

Ele será supervisionado constantemente e terá tratamento ambulatorial intensivo contínuo por tempo indeterminado. Lumar ficará fora do hospital, mas será acompanhado por uma equipe de psiquiatras, com supervisão de um responsável legal.

Lumar não poderá se ausentar de Campinas sem autorização da Justiça, além de não poder ir a casas de prostituição, casas de jogos ou locais similares. Ele não poderá usar entorpecentes ou bebidas alcoólicas.

Leia também

O crime

Em julho de 2019, Lumar matou a própria Tia, Maria Zélia da Silva, 55 anos, em Sorriso, no MT. Ele arrancou o coração dela e a entregou para a filha, Patrícia Cosmo. Em junho de 2022, ele foi absolvido e foi determinado que ficasse internado em um hospital de custódia por tempo indeterminado, uma vez que apresentava risco à sociedade.

Ao prestar depoimento à Polícia Civil, ele confessou ter cometido o crime e disse não estar arrependido. Lumar afirmou que vozes do universo disseram a ele para cometer o crime.

Um laudo de 2020 apontou que o homem tem transtorno afetivo bipolar e não poderia conviver em sociedade.

Tentou matar a mãe e um outro preso

Lumar já havia tentado matar a própria mãe em Campinas, São Paulo, por isso, se mudou para o Mato Grosso. No dia em que chegou, entregou currículos na cidade. O rapaz era usuário de drogas, o que incomodava a tia.

Poucos dias após ter sido preso, ele foi flagrado tentando enforcar outro preso que estava dentro do camburão com ele

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.