A 38ª edição da Festa do Queijo do município de Serro, no Centro de Minas, acontece nesta sexta-feira (23). Nela, também acontece o concurso estadual de queijos artesanais, no qual 99 produtores irão disputar a preferência dos jurados em quatro categorias. Confira abaixo:
Leia mais:
Serro promove ao mesmo tempo Festa do Queijo e Concurso Estadual de QMAs; confira Dia da Cerveja: Confederação da Agricultura lança prêmio inédito para a bebida; veja as regras
- 1ª Categoria: Queijo Minas Artesanal
- 2ª Categoria: Queijos artesanais de Alagoas e de Mantiqueira de Minas com maturação de 14 a 30 dias
- 3ª Categoria: Queijos artesanais de Alagoas e de Mantiqueira de Minas com maturação acima de 60 dias
- 4ª Categoria: Queijos artesanais de Alagoas e de Mantiqueira de Minas com três ingredientes opcionais ou defumadas.
Conforme Fernanda Quadros, coordenadora técnica estadual de queijos artesanais da Emater, 31 jurados irão avaliar aspectos externos, como o formato e a consistência dos produtos, e o sabor. “As pessoas, às vezes, pensam que é um trabalho fácil degustar queijos, mas não é bem assim. É um trabalho difícil, de muita responsabilidade porque tem muito trabalho de muitos produtores em jogo, sendo avaliados. Por isso, somente jurados que realmente são capacitados que tem o costuma de avaliar os queijos artesanais que participam”, explica.
O evento acontece nesta sexta-feira (23) das 8h as 16h na Associação Atlética do Banco do Brasil, no município de Serro. Os vencedores serão divulgados na próxima sexta-feira (30), em uma cerimônia no Parque de Exposições do Serro.