Ouvindo...

Porto Alegre tem o início de maio mais chuvoso desde 1961, diz Climatempo

Capital gaúcha registrou a maior enchente da história; previsão é de novos temporais neste fim de semana

Enchente em Porto Alegre-RS

Porto Alegre teve o início de maio mais chuvoso dos últimos 63 anos, segundo o Climatempo Meteorologia. A última vez que choveu tanto na capital gaúcha havia sido em 1961. Segundo o órgão, do dia 1° de maio até este domingo (12), a estação do Jardim Botânico, na Zona Norte da cidade, registrou 306,5 mm de chuva acumulada. Esse número representa o triplo da média esperada para o mês, que é de 113 mm. As informações são do portal G1.

As fortes chuvas em todo o estado fizeram com que Porto Alegre registrasse a maior enchente da história. O rio Guaíba chegou a ficar 5,33 metros acima do nível normal, o maior já registrado na capital gaúcha. O Guaíba recebe as águas dos rios Taquari e Caí, ambos no interior do estado. As duas regiões foram as mais atingidas pelas chuvas e as cheias dos afluentes do Guaíba acabaram desembocando em Porto Alegre.

Apesar dos rios terem começado a baixar após a chuva estiar, a previsão é de novos temporais neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 253 municípios continuam sob alerta de grande perigo. A chuva pode chegar a 100 milímetros com ventos intensos. Há risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas.

Nesta manhã, o nível do rio Caí aumentou um metro em quatro horas, acendendo um alerta em toda a região, inclusive na capital gaúcha.

Leia também

Temporal no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram quase 1,5 milhão de pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 143 mortos, 131 desaparecidos, 806 feridos, mais de 80 mil em abrigos e mais de 530 mil desalojados (em casa de parentes e amigos).

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.