Ouvindo...

O que é progressão de regime? Entenda por que Alexandre Nardoni deve sair da prisão

Condenado a 30 anos de prisão por assassinar a filha, Isabella, Alexandre Nardoni pode deixar a prisão ainda nesta segunda (6)

Nardoni foi condenado a 30 anos de prisão pela morte da filha

Alexandre Nardoni, condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da filha, Isabella, pode ser solto ainda nesta segunda-feira (6). Isso porque o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu progressão de regime para ele.

Mas, afinal, o que é progressão de regime?

Essa medida trata-se da mudança de regime de cumprimento de pena, geralmente feita de forma gradual, quando o condenado sai de um regime mais rigoroso (fechado) para um mais leve (aberto).

Existem três tipos de regime de cumprimento de pena previstos na legislação brasileira: regime fechado, semiaberto e aberto. Para conseguir algum deles, é necessário cumprir alguns requisitos.

Segundo o advogado Renato Galuppo, para progredir do regime fechado (quando o preso precisa ficar o tempo inteiro dentro da cadeia) para o semiaberto, é preciso que o detento tenha cumprido 40% da pena. Nesse caso, o preso deixa a prisão somente para trabalhar ou estudar, durante o dia. À noite, ele retorna à prisão.

Já para ir para o regime aberto, o preso precisa ter bom comportamento. A Justiça de SP concedeu a Alexandre progressão para o regime aberto, portanto, ele poderá viver fora da prisão, mas deverá trabalhar ou estudar durante o dia e dormir no local permitido pela Justiça. No depoimento à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ele relatou que morará com o pai.

Leia também

Liberdade condicional

Além da progressão de regime, conforme explicou Galuppo, existe a liberdade condicional. Para consegui-la, o detento deve cumprir ⅔ da pena. Após cumprir o prazo e já ter progredido de regime, o preso poderá deixar a prisão e viver seguindo algumas condições impostas pelo juiz.

Remissão da pena

Algo que Alexandre conseguiu foi a remissão da pena. Ele reduziu o prazo de cumprimento da pena em quase mil dias após trabalhar e ler livros na cadeia. Um dia de pena é reduzido a cada 12 horas de frequência escolar ou a cada três dias de trabalho.

A remissão da pena é algo feito paralelamente à progressão de regime. As duas ações levam em conta os registros de atividade do preso dentro da cadeia, bom comportamento, entre outras questões.

Matou a filha

Alexandre foi condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da própria filha, Isabella Nardoni, em 2008, quando ela tinha apenas cinco anos. Ela foi asfixiada e jogada do sexto andar do prédio onde morava o pai e a madrasta Anna Carolina Jatobá, na zona norte da capital paulista.

Nardoni teve a pena reduzida em quase mil dias por leitura de livros e trabalhos realizados dentro da prisão. Se deixar a prisão, ele pretende voltar a morar com o pai e os dois filhos que teve com Anna Carolina Jatobá, sua atual esposa, também condenada pelo assassinato de Isabella.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.