A Renault apresentou na Europa o novo Twingo E-Tech, uma releitura elétrica do compacto que fez sucesso nos anos 1990, cuja missão é brigar diretamente com a futura família de carros urbanos movidos a bateria da Volkswagen.
O Twingo E-Tech adota uma versão encurtada da plataforma AmpR Small, a mesma base do Renault 5, e estreia com bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 27,5 kWh. A capacidade é modesta, mas capaz de garantir 262 km de autonomia no ciclo europeu WLTP, número superior ao que a Volkswagen promete para o conceito ID. Every1, previsto para 2026.
O motor elétrico dianteiro entrega 81 cv de potência e 17,8 kgfm de torque. Na prática, o novo Twingo elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. A recarga rápida em corrente contínua (DC) é limitada a 50 kW, mas suficiente para “abastecer” a bateria de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Medindo 3,79 metros de comprimento, o Renault Twingo E-Tech se destaca pelo espaço interno generoso para um carro do seu porte — inclusive conta com bancos traseiros individuais e corrediços, para priorizar pernas ou bagagem conforme a necessidade.
O interior traz telas de 7 e 10 polegadas, além de integração com Google (Maps e Assistente) nas versões mais caras. A Renault adicionou ainda uma camada de “personagem”: o Twingo tem um avatar digital próprio, chamado Reno, que interage com o motorista e até oferece efeitos sonoros criados pelo músico francês Jean-Michel Jarre.
A marca francesa ainda não divulgou os preços do Twingo E-Tech. Mas o ponto central do projeto é custo — e a própria Renault admite que este será o fator decisivo para o sucesso do carro e para a sua possível vantagem sobre rivais diretos a partir de 2026.