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Filtro de cabine limpo é essencial para saúde de motorista e passageiros

Componente é ‘barreira’ que evita entrada de poeira e outros elementos no sistema de ar-condicionado e interior do carro

Substituição é simples e não exige nenhuma ferramenta na maioria dos casos

Os motoristas — ou a maioria deles — sempre se lembram de trocar o filtro de ar do motor, mas negligenciam outro componente muito importante: o filtro de cabine, responsável por manter a qualidade do ar dentro do carro quando o ar-condicionado está em uso.

Além de proteger a saúde, o filtro impacta diretamente a eficiência do sistema de climatização. Quando obstruído, dificulta a passagem do ar, exigindo mais do ar-condicionado e elevando o consumo de combustível.

Quando trocar

A recomendação geral é substituir o filtro de cabine a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou uma vez por ano, dependendo do uso e das condições ambientais. Essa informação está no manual do proprietário, e cada montadora define seu próprio prazo.

Se o veículo circula em locais com muita poeira ou em vias não pavimentadas, o ideal é que a substituição seja mais frequente. Sinais de que o filtro está comprometido incluem redução no fluxo do ar-condicionado, mau cheiro e aparência escurecida.

“Não se deve lavar ou aplicar jatos de ar no filtro, pois isso danifica as fibras e compromete sua capacidade de retenção. O ideal é sempre substituí-lo por um novo e, preferencialmente, fazer a higienização do sistema de ar-condicionado”, explica Roberto Rualonga, gerente técnico da Tecfil, fabricante do componente.

Outros cuidados com o ar-condicionado

Além da troca do filtro e da limpeza do sistema, o motorista pode adotar alguns cuidados para evitar a proliferação de fungos. Um deles é garantir que a água gerada pela condensação da troca de calor esteja sendo drenada corretamente.

Também é recomendável desligar o ar-condicionado e deixar o ventilador funcionando por alguns minutos antes de desligar o carro e, eventualmente, até mesmo acionar o ar quente.

Por fim, mesmo em dias frios, é importante ligar o ar-condicionado periodicamente para evitar o ressecamento das mangueiras e, consequentemente, o vazamento do gás do sistema

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!