Ouvindo...

Novo BYD Dolphin, que tem até geladeira, é registrado no Brasil

Patentes do hatch elétrico foram registradas no INPI, indicando a chegada do modelo ao país

Imagens de patente registradas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) indicam que o BYD Dolphin reestilizado deverá ser lançado no Brasil em breve. Desenhos das novas peças do hatch elétrico já estão catalogados na entidade que protege os direitos autorais de produtos e serviços no país.

Os fabricantes de automóveis têm o hábito de registrar desenhos industriais para assegurar os direitos sobre veículos completos ou apenas de componentes e tecnologias que possam ser empregados futuramente.

Desenhos de patente do BYD Dolphin 2026 registrados no INPI

Como é o novo BYD Dolphin

O BYD Dolphin reestilizado foi apresentado no Salão de Xangai, na China, em abril deste ano. O hatch elétrico ganhou novos faróis de LED e para-choques redesenhados, que aumentaram em 16 centímetros o comprimento total do carro (agora mede 4,28 metros). As demais medidas foram mantidas: 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

Comparando com o modelo atual, o Dolphin reestilizado aparenta um estilo mais encorpado. Na traseira, as lanternas ganharam novo arranjo luminoso e o logotipo com a inscrição “Build Your Dreams” deu lugar ao emblema da sigla “BYD”.

O interior do hatch também foi atualizado, recebendo novo volante e painel digital de 8,8 polegadas, mas mantendo a multimídia com tela giratória de 12,8” e o carregador de celular por indução de 50 Watts. Na China, algumas versões são equipadas com teto panorâmico e câmeras com visão em 360°.

No mercado chinês, o modelo conta com algumas novidades. Uma delas é o compartimento refrigerado no console central, útil para manter a temperatura de recipientes com bebidas.

No quesito segurança, o Dolphin passou a ser equipado com o conjunto de assistências de condução batizado de “God’s Eye” (olho de Deus, em inglês), que disponibiliza uma série de recursos, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistentes de monitoramento e permanência em faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade.

No país asiático, o BYD Dolphin é comercializado com motores elétricos com três níveis de potência: 94 cv, 174 cv e 201 cv. A autonomia declarada varia entre 410 km e 520 km, segundo o ciclo chinês de medições, a depender da configuração do veículo.

As baterias de lítio ferro-fosfato de 44,9 kWh e 60,5 kWh são as mesmas do modelo vendido no Brasil. Por aqui, as autonomias divulgadas pelo Inmetro são de 291 km e 330 km, respectivamente.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.