Alguns automóveis ultrapassam a barreira do tempo e permanecem tão atuais quanto no dia em que foram lançados. O Fiat Coupé é um desses casos raros. Apresentado na Europa em 1993 e lançado no Brasil em 1995, o esportivo italiano tornou-se rapidamente um objeto de desejo entre entusiastas, combinando design arrojado, engenharia refinada e um estilo que ainda hoje impressiona.
Fiat Coupé foi lançado no Brasil em 1995
Em uma década marcada pela ousadia estética e pela busca por novas formas de expressão no design automotivo, o Coupé chegou como um verdadeiro manifesto de criatividade. Suas linhas eram inconfundíveis: o capô avançava sobre parte dos para-lamas, as maçanetas ficavam embutidas nas colunas centrais, as lanternas traseiras circulares duplas remetiam a modelos esportivos clássicos, e os faróis, posicionados sob lentes em formato de bolha, ofereciam uma solução inovadora aos tradicionais faróis escamoteáveis da época. Um vinco que atravessava as laterais criava uma harmonia visual única, transmitindo dinamismo mesmo com o carro parado.
O interior, assinado pelo estúdio Pininfarina, reforçava a exclusividade do modelo com um painel que exibia uma faixa pintada na mesma cor da carroceria. Poucos sabem, porém, que o design externo não foi obra do famoso estúdio italiano, e sim do Centro Stile Fiat, sob a liderança de Chris Bangle, que mais tarde se tornaria um dos nomes mais influentes do design automotivo mundial à frente de projetos da BMW.
Interior do Fiat Coupé foi desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina
Peter Fassbender, atual vice-presidente de Design da Stellantis América do Sul, relembra a ousadia do projeto. “O desenho do Chris Bangle foi escolhido porque era o mais ousado de todos. Ele queria que o farol saísse um pouco do capô, criando um efeito de bolha. Isso virou uma marca registrada do Coupé — transformar detalhes em oportunidades”.
O executivo também recorda a origem curiosa de outro detalhe icônico. “A tampa de combustível foi inspirada em motocicletas. Fomos juntos a uma oficina, e ele buscou referências para criar aquele detalhe tão característico”.
Peter Fassbender, atual chefe de Design da Stellantis na América do Sul, participou do projeto do Fiat Coupé
Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé vendido no Brasil trazia o motor 2.0 16V aspirado, o mesmo do Tipo Sedicivalvole, com 137 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, além de freios a disco nas quatro rodas e suspensão calibrada para uma condução esportiva. Entre 1995 e 1997, apenas 1.124 unidades foram importadas oficialmente, o que reforça seu status de raridade e colecionável.
“O Fiat Coupé tinha um design tão marcante que até hoje é lembrado. Em uma década de linhas suaves e previsíveis, ele quebrou padrões e criou uma personalidade única. O Chris Bangle era um visionário — fez um carro para nunca ser esquecido”, resume Fassbender.