A BYD confirmou que vai instalar cerca de 800 unidades do seu novo supercarregador de veículos elétricos no Brasil. Batizado de Flash Charging, o equipamento já está em operação na China e promete revolucionar a recarga ao reduzir drasticamente o tempo de espera. Segundo a marca, serão necessários apenas cinco minutos para adicionar aproximadamente 400 quilômetros de autonomia — medição no padrão chinês CLTC.
Segundo a BYD, a meta é tornar a recarga tão rápida quanto o abastecimento de um carro a combustão. O Flash Charging entrega o maior nível de velocidade de carregamento já disponível no mundo: pico equivalente a 2 km de alcance por segundo e potência de 1 megawatt (1.000 kW). Na prática, é quase três vezes mais rápido que o Supercharger da Tesla, que chega a 400 kW.
O Brasil será o primeiro país das Américas a receber o sistema. A instalação dos 800 supercarregadores deve ser concluída nos próximos 12 meses. Globalmente, a empresa planeja ter pelo menos 6 mil carregadores do tipo em operação nos próximos anos.
Para utilizar o supercarregador, o veículo precisa ser baseado na nova Super e-Platform, arquitetura de 1.000 volts da BYD, considerada a primeira de alta tensão em produção em massa para veículos de passageiros. Ela estreou nas novas gerações dos BYD Han e Tang vendidos na China, ambos com motores de 580 kW de potência, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.
Para suportar tamanha potência de recarga, os veículos receberam reforços no conjunto de bateria, motor, sistema de alimentação, ar-condicionado e outros componentes. Destaque também para a adoção dos chips de potência de carbeto de silício (SiC), primeiros do tipo usados em veículos de produção seriada.