Disponível na pintura cinza fosco, também oferecida no Brasil, o Haval H9 Crossing Edition se diferencia da configuração convencional pelas suspensões 3 centímetros mais altas para acomodar as rodas de 18 polegadas calçadas em pneus todo-terreno de medidas 265/65 R18.
De acordo com a GWM, o SUV passou a ter altura livre do solo de 23,5 cm. Os ângulos foram incrementados para 33° (ataque), 25° (ventral) e 26° (saída). A capacidade de atravessar alagamentos é de 80 cm.
Detalhe da suspensão traseira do GWM H9 Haval Crossing Edition
A alteração mais curiosa é o tanque de combustível duplo, que eleva a capacidade de 80 litros para 131 litros de diesel. Segundo a fabricante, o SUV tem autonomia estimada superior a 1.400 quilômetros. Considerando as médias de consumo aferidas pelo Inmetro (9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada) o Haval H9 Crossing Edition tem alcance rodoviário de 1.349 km – pouco mais que os cerca de 1.285 km que separam Belo Horizonte-MG da capital catarinense Florianópolis.
Sob o capô, nada muda: o SUV mantém o motor 2.4 turbodiesel de 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de nove marchas. A tração é 4x4 temporária com acionamento eletrônico e 4x4 reduzida.
No entanto, a nova versão adiciona dois modos de condução (Rocha e Expert) para auxiliar o motorista na hora de encarar terrenos mais complicados.
Sem previsão de ser vendido no Brasil, o GWM Haval H9 Crossing Edition estreou na China com preço promocional de 232.900 yuans (equivalente a R$ 178.400 em conversão direta), valor que será elevado para 257.900 yuans (R$ 198 mil) após o período de lançamento.