A GAC (Guangzhou Automobile Group) está próxima de firmar um acordo para iniciar a produção de veículos no Brasil, marcando mais um passo na expansão das marcas chinesas no país. Em entrevista à revista Autoesporte, o presidente da GAC International, Wayne Wei, confirmou que os “planos ainda estão em discussão”, mas revelou que as conversas com a HPE Automotores, representante das marcas japonesas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, estão em estágio avançado.
“A HPE deve ser a parceira da GAC”, afirmou o executivo, sem precisar uma data para a assinatura do acordo. Segundo Wei, a meta segue mantida: iniciar a produção nacional em 2026.
Vista aérea da fábrica da HPE em Catalão-GO
A HPE confirmou à Autoesporte que mantém negociações abertas com a GAC e outras empresas, mas ressaltou que ainda não há nada assinado. Mesmo assim, apurações indicam que as tratativas estão próximas de um desfecho e que o anúncio oficial pode acontecer ainda em 2025.
O relacionamento entre as duas companhias não é recente. Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em maio deste ano, chegou a ser noticiado que o acordo já estava fechado, mas as conversas acabaram esfriando. Agora, segundo fontes ligadas às empresas, o projeto voltou a avançar e pode se concretizar nos próximos meses.
Foco inicial em 50 mil veículos por ano
Mesmo sem o contrato assinado, Wayne Wei detalhou alguns planos para a operação brasileira. O executivo chinês afirmou que o objetivo inicial é produzir cerca de 50 mil carros por ano, volume que representa metade da capacidade instalada da fábrica de Catalão-GO — atualmente subutilizada pela HPE, operando com apenas 20% do potencial total de 100 mil unidades anuais.
Linha de produção da HPE em Catalão-GO
A GAC já havia anunciado um investimento estimado em US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 7 bilhões) para o projeto no Brasil, que inclui a implantação da linha de montagem local. O valor exato, contudo, só será definido após a assinatura do acordo com o parceiro nacional.
Wei também confirmou que a produção será feita no formato CKD (Completely Knocked Down) — sistema em que os veículos chegam desmontados em kits e são montados localmente, permitindo maior nacionalização com o tempo. “A produção vai ser CKD. Ao longo do tempo, esse modelo é melhor”, explicou.
Primeiros modelos e expansão futura
O primeiro modelo confirmado para produção nacional é o SUV GAC GS3, que será fabricado a partir de 2027, já com motor flex adaptado ao mercado brasileiro. A empresa também estuda produzir veículos híbridos e elétricos em uma etapa posterior.
Sobre a possibilidade de construir uma fábrica própria no Brasil, Wei disse que a ideia está nos planos de longo prazo, mas que não há previsão imediata.
SUV compacto GAC GS3 deverá ser o primeiro modelo da marca a ser feito em Catalão-GO
Se o projeto se confirmar, a GAC será a terceira marca chinesa a produzir carros no país, ao lado de BYD (em Camaçari-BA) e GWM (em Iracemápolis-SP). Nos próximos anos, Omoda Jaecoo, Geely e MG também devem iniciar operações locais, consolidando o Brasil como um dos principais polos de produção de marcas chinesas fora da Ásia.