Fumaça branca saindo do escapamento do carro? Habemus Papam, grita um engraçadinho. Mas o motorista não vai achar graça nenhuma, afinal, isso é o sintoma de que ele precisa correr para a oficina. Brincadeiras à parte, a cor da fumaça que sai do escape do seu carro é um indicativo de problemas.
A fumaça branca, por exemplo, pode ser normal em dias frios, pois é a condensação da umidade presente no sistema de exaustão, mas ela é fina e temporária. Se ela for espessa e persistir, é sinal de que o fluido de arrefecimento está vazando para a câmara de combustão. As possíveis causa para esse problema são:
- Junta do cabeçote “queimada”
- Trinca no bloco ou no cabeçote
- Problemas no turbo em carro sobrealimentados
Nestes casos, além dda fumaça branca, é provável que outro sintoma seja o fluido de arrefecimento (“líquido do radiador”) baixando.
Fumaça azulada
Se a fumaça do escapamento estiver azulada, é sinal de que o motor está queimando óleo do motor junto com o combustível, ou seja, está vazando para dentro dos cilindros. Isso é indicativo de desgaste interno do motor ou de retentores.
Esse sintoma é acompanhado de um consumo de óleo acima do normal. Uma solução paliativa é aumentar a viscosidade do óleo - alguns têm aditivos que “incham” os anéis e selos do motor -, mas a solução definitiva pode envolver a retífica do motor.
Fumaça preta no escapamento
A fumaça preta do escapamento indica que o motor não está queimando o combustível corretamente resultando em aumento de consumo, já que há um excesso de combustível na câmara de combustão. Entre as possíveis causas, estão sensores ou bicos de injeção com defeitos, filtro de ar muito sujo, o que diminui o fluxo de ar para o motor.
Este é um problema mais comum em carros movidos a diesel e pode resultar em reprovação em inspeções.