Mesmo com o recente anúncio da Petrobras sobre a redução no preço da gasolina, nenhum motorista quer desperdiçar combustível. Felizmente, existem algumas medidas simples que, com certeza, vão ajudá-lo a gastar apenas o necessário na hora de encher o tanque.
1. Só acelere o necessário
Pode parecer óbvio recomendar acelerar menos para economizar combustível, mas o hábito de usar o pedal da direita apenas quando necessário é frequentemente ignorado pela maioria dos motoristas. Aproveite o embalo do carro em pequenas descidas para tirar o pé do acelerador, assim como ao avistar um sinal vermelho ou em congestionamentos.
É importante manter o carro engatado, pois descer em ponto morto (a famosa “banguela”) consome mais combustível do que deixá-lo “rolar” engatado — situação em que o consumo pode chegar a zero.
Na hora de arrancar, acelere de forma progressiva e respeite o limite de velocidade da via: você não está em uma corrida.
2. Calibre os pneus com a pressão “econômica”
Pneus bem calibrados naturalmente ajudam na economia de combustível — o ideal é verificar a pressão a cada 15 dias. Pneus murchos aumentam o atrito com o solo, exigindo mais esforço do motor e, consequentemente, maior consumo de combustível.
Alguns veículos permitem calibrar os pneus com uma pressão “econômica”, alguns psi acima do recomendado. Isso pode deixar o carro um pouco mais desconfortável, pois ele fica mais rígido. No entanto, é fundamental seguir as orientações do fabricante: não adote essa prática se o seu modelo não prevê essa possibilidade. Mais importante do que economizar é manter o veículo dentro das condições testadas e homologadas pela montadora.
3. Filtros limpos e óleo adequado
Filtro de ar: substituição é simples e deve ser feita periodicamente
Você sabia que usar óleo de motor fora das especificações recomendadas pela montadora pode aumentar o consumo de combustível? Um óleo inadequado pode gerar mais atrito interno, exigindo mais esforço do motor para produzir potência e torque — o que resulta em maior gasto de combustível. Além disso, filtros sujos, especialmente o de ar, também contribuem para o aumento do consumo.