Trump anuncia redução de tarifas sobre café, mas não especifica Brasil

Nos Estados Unidos, os consumidores sentiram um aumento de quase 21% nos preços do café no varejo em agosto

Brasil é o maior fornecedor de café para o mercado americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reduzir tarifas sobre as importações de café. A declaração foi feita em entrevista à Fox News nesta terça-feira (11) mas não cita diretamente o Brasil.

“Vamos reduzir algumas tarifas do café. Vamos permitir que entre um pouco de café [no país]. Vamos resolver tudo isso muito rápido, facilmente. É cirúrgico. Mas os custos estão bem mais baixos”, disse Trump, sem dar mais detalhes. A fala de Trump surge em meio às negociações entre Brasil e EUA.

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, tem uma reunião prevista com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta semana. O encontro deverá ocorrer no Canadá, aproveitando a realização de uma reunião ministerial do G7.

Nos Estados Unidos, os consumidores sentiram um aumento de quase 21% nos preços do café no varejo em agosto, na comparação anual, sendo as tarifas impostas pela administração Trump apontadas como fator agravante dessa inflação.

O Brasil é o maior fornecedor de café para o mercado americano. A forte inflação do produto nos EUA foi intensificada após a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre as importações de produtos brasileiros por parte de Trump.

Apesar da política tarifária, o ex-presidente Trump demonstrou reconhecer o impacto dessas medidas. Em outubro, durante um encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump admitiu que os EUA estão “sentindo falta” de alguns produtos brasileiros afetados pela sobretaxa. Segundo apuração da BBC News Brasil, ele citou especificamente o café como um desses produtos cuja ausência está sendo sentida no país.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...