Começou nesta quinta-feira (28) e vai até o próximo domingo (31), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o
Durante a abertura do evento, a enóloga Angélica Bender, da Epamig, apresentou uma palestra traçando um panorama histórico da vitivinicultura no estado. Atuando em Caldas, no Sul de Minas, Angélica destacou duas fases marcantes na produção de vinhos mineiros.
“A história do vinho em Minas tem dois momentos muito importantes. O primeiro foi com o declínio da mineração, especialmente na região de Diamantina e Catas Altas, quando padres portugueses começaram a plantar uvas como fonte de renda para as famílias locais. Depois, a chegada da filoxera dizimou os vinhedos. Mais tarde, com a decadência do café, principal atividade econômica até por volta de 1980, os imigrantes italianos deram novo impulso à viticultura”, explicou.
Hoje, Minas vive o que Angélica chama de uma “nova era” na produção de vinhos, impulsionada por tecnologia desenvolvida no próprio estado. “Estamos colhendo os frutos da dupla poda, tecnologia desenvolvida pela Epamig, que permite a produção de vinhos finos no inverno. Esses vinhos já estão conquistando medalhas em concursos internacionais”, completou a enóloga.
Degustações e atrações até domingo
O Uai Wine segue até domingo (31), com programação que mescla atividades técnicas pela manhã e atrações mais festivas à noite, com degustações de vinhos mineiros premiados.
Horários do evento
- Quinta-feira (28): até as 22h
- Sexta-feira (29): das 9h às 21h
- Sábado (30): das 11h às 22h
- Domingo (31): das 12h às 22h
Confira a programação completa
O evento é a oportunidade para conhecer a produção local, entender mais sobre os vinhos de inverno e descobrir rótulos mineiros que vêm ganhando destaque no cenário nacional e internacional.