Oferta global elevada mantém pressão sobre preços do trigo

Produção mundial cresce mais que o consumo na safra 2025/26, aponta USDA

Produção mundial de trigo na safra 2025/26 está estimada em 837,8 milhões de toneladas

A ampla disponibilidade global de trigo segue limitando a recuperação das cotações internacionais na temporada 2025/26. Segundo o relatório divulgado neste mês pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e analisado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento da oferta, aliado a um crescimento mais moderado do consumo, elevou os estoques mundiais e manteve pressão sobre os preços, mesmo diante das tensões geopolíticas na região do Mar Negro.

De acordo com o USDA, a produção mundial de trigo na safra 2025/26 está estimada em 837,8 milhões de toneladas, volume 1,1% acima do projetado em novembro e 4,6% superior ao registrado em 2024/25.

Já a demanda global deve alcançar 822,97 milhões de toneladas, avanço de 0,5% frente à estimativa anterior e de 1,5% na comparação anual.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...