Novas tecnologias do cultivo de uvas para a produção de
O evento reúne palestras, exposições, espaços de networking e outras atividades voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas do vinho,
“A proposta é levar informações sobre vigor, produtividade, qualidade da uva e do vinho de cultivares francesas e italianas avaliadas no cultivo de outono-inverno, sob manejo da dupla poda, em municípios como Andradas e Botelhos. Algumas dessas variedades, por exemplo, podem representar alternativas interessantes para cultivos agroecológicos ou com uso reduzido de fungicidas”, explica Cláudia Souza.
“Os estudos foram desenvolvidos com o objetivo de avaliar o potencial agronômico e enológico dessas cultivares no manejo de inverno. Isso é essencial para ampliar a diversidade da produção, que ainda se concentra em variedades como Syrah e Sauvignon Blanc”, complementou Francisco Câmara.
Feira do Agronegócio
Além da palestra, a Epamig terá um estande fixo durante todos os dias do evento, localizado na Feira do Agronegócio Regional. Os visitantes poderão saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas, obter suporte técnico, acessar publicações e ainda adquirir e degustar vinhos produzidos pela Epamig.
“Uma equipe de pesquisadores estará à disposição para conversar e difundir conhecimento. A participação em eventos como esse é uma oportunidade valiosa para estreitar o diálogo com o setor produtivo e identificar demandas que podem orientar pesquisas futuras”, destaca Cláudia.
A Epamig é responsável pela validação e difusão da tecnologia da dupla poda da videira, que tem viabilizado a produção de vinhos finos no Sudeste e em outras regiões do Brasil.
Mais informações sobre a programação e formas de adquirir ingressos, podem ser acessadas por meio do