Oferta maior derruba preço do frango em novembro e interrompe sequência de altas

Disponibilidade elevada de aves para abate e demanda sazonal mais fraca puxaram quedas no atacado; expectativa para dezembro divide o setor

Maior disponibilidade de frango vivo para abate ao longo do mês

Os preços da carne de frango caíram em novembro, interrompendo três meses seguidos de alta. Segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a maior disponibilidade de frango vivo para abate ao longo do mês acabou elevando a oferta de carne no mercado atacadista.

O movimento sazonal de enfraquecimento da demanda na segunda quinzena do mês também causou queda nos valores no período, pressionando a média mensal. No atacado da Grande São Paulo, o frango inteiro congelado teve média de R$ 7,77/kg em novembro, baixa de 2,1% frente à de outubro.

Para as próximas semanas, as expectativas de colaboradores do Cepea são divergentes. Uma parte do setor está otimista e à espera de reações nos preços, fundamentados no possível aquecimento na venda de aves neste período de final de ano. Outros agentes, porém, estão atentos à oferta de animal vivo acima da procura, que tenderia a manter o mercado da carne pressionado.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...