Os ataques entre Israel e Irã
O Irã é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. Em 2024, as exportações brasileiras com destino a Teerã ultrapassaram US$ 3 bilhões, consolidando o país persa como o quinto maior destino das vendas nacionais na região, segundo dados do governo federal.
O agronegócio é o principal motor do comércio entre Brasil e Irã. Dos dez principais produtos exportados ao país persa, nove são do setor agropecuário. A lista é liderada pela soja, seguida por milho, açúcar, animais vivos, carne bovina e café.
Os iranianos compraram mais de US$ 1,6 bilhão em soja brasileira em 2024, tanto em grão quanto em farelo para ração animal. O Irã é o terceiro maior importador de milho e o quinto maior importador de soja do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, o Irã é um grande fornecedor global de fertilizantes, tendo o Brasil como destino. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou em coletiva a “preocupação imediata com o encarecimento dos fertilizantes e o risco de interrupção das rotas de transporte”.
Petróleo
O aumento do preço do petróleo, superior a 7% nos primeiros dias de conflito, também é uma questão. Isso porque eleva também os custos logísticos e de transporte marítimo, encarecendo insumos e fretes.
Mais preocupantes que o preço, é o