Ouvindo...

Colmeia Viva estimula boas práticas para integrar agricultura e proteção das abelhas

Programa do Sindiveg une capacitação, materiais informativos e diálogo para promover boas práticas no campo

Cerca de 70% das culturas agrícolas dependem da ação de polinizadores

O programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), promove a coexistência entre agricultura e apicultura, por meio da disseminação de informações, capacitação e incentivo ao diálogo entre os setores. Segundo o sindicato, cerca de 70% das culturas agrícolas dependem, em algum grau, da ação de polinizadores para garantir produtividade e qualidade, sendo necessária a convivência harmoniosa entre as duas áreas.

Criado em 2014, o programa começou ouvindo agricultores, apicultores e especialistas para compreender os principais desafios da convivência no campo. O processo permitiu mapear causas da mortalidade de abelhas, aprofundar o conhecimento técnico e identificar oportunidades de melhoria nas práticas agrícolas e apícolas.

De acordo com a bióloga e analista de Uso Correto e Seguro do Sindiveg, Isabela Rivato, é plenamente possível conciliar a produção agrícola com a proteção dos polinizadores. “O Colmeia Viva nasceu justamente para mostrar que a adoção de boas práticas agrícolas, baseadas em orientação técnica e manejo responsável, reduz riscos às abelhas e contribui para o equilíbrio ambiental. Da mesma forma, as boas práticas apícolas desempenham papel fundamental no fortalecimento das colmeias, favorecendo a saúde e o bem-estar das abelhas”, afirmou.

O programa contribui com discussões promovidas por órgãos municipais, estaduais e federais e compartilha conhecimentos técnicos e experiências consolidadas ao longo dos anos. Segundo Isabela, uma das frentes mais relevantes dessa atuação é o treinamento presencial oferecido a fiscais agropecuários e outros agentes multiplicadores. “Esses profissionais são fundamentais para difundir o conceito do programa e orientar os agricultores na adoção de boas práticas no campo”, ressaltou a bióloga.

Leia também

Além das ações de campo e da produção de conteúdo, o programa oferece suporte direto por meio de um canal gratuito de atendimento técnico: o 0800 771 8000. Disponível para todo o Brasil, o serviço orienta agricultores, apicultores, profissionais do setor e demais interessados sobre boas práticas, esclarece dúvidas técnicas e também recebe relatos de casos de mortalidade de abelhas, contribuindo para o monitoramento e a prevenção de novos incidentes.

Outro destaque é o Colmeia Viva® App, uma ferramenta gratuita que permite que agricultores e aplicadores de defensivos comuniquem previamente a realização de pulverizações aos apicultores locais. Isso possibilita que medidas de proteção sejam adotadas, como a remoção ou o isolamento das colmeias.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.