O projeto EtnoCaatinga, assinado nesta quinta-feira (27) durante o Semiárido Show em Petrolina (PE), disponibilizará recursos de R$ 4,7 milhões para
Coordenado pela Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), o projeto usará a metodologia de Recaatingamento, baseada em estratégias de convivência com o Semiárido, com foco em práticas integradas para conservação da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas no bioma. As ações serão em comunidades tradicionais de fundo de pasto, povos remanescentes de quilombos e povos indígenas nos três estados de atuação do projeto.
O EtnoCaatinga prevê estratégias como ações de recuperação de solos, captação de água e uso de sementes nativas, que incluem adoção e uso de tecnologias sociais. Entre elas, barragens subterrâneas, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, fogões coeficientes, açudes e barreiros para dessedentação do rebanho caprino e sistema fotovoltaico para grupos de beneficiamento de produtos da agrobiodiversidade.
A inclusão socioprodutiva é outra perspectiva do projeto. Para esta finalidade, estão previstas ações como instalação de unidades de sistemas agroflorestais, instalações de viveiros de mudas e de unidades do Sisteminha Embrapa, além de distribuição, para as comunidades, de kits com material para apicultura e uso de sementes nativas.