O primeiro festival de vinhos mineiros começou nesta quinta-feira (28) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Autoridades, entidades e produtores se reuniram para a abertura do
“Nos últimos anos a gente tem observado a importância da produção agropecuária em nosso estado e com diversos produtos de valor agregado, como o queijo, a cachaça, os doces e agora o vinho também ganhando o protagonismo estadual e nacional e também internacional”, disse o Subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson de Assis Sales à Itatiaia.
“A produção de vinho cresce a 25% ao ano. Quem cresce a 25% vai se tornar um negócio. É importante trazer as vinícolas e também quem compra o vinho, não só aquela pessoa que tá dentro de casa, mas nós estamos fazendo um esforço de trazer restaurantes, quem comercializa, supermercados para cada vez mais esses vinhos maravilhosos, mineiros, premiadíssimos ocupem o lugar que merece”, destaca secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Muitos ainda não conhecem os
“A técnica de
O que é a dupla poda?
A dupla poda, ou poda invertida, é uma técnica que envolve duas podas anuais na videira para inverter o ciclo natural de produção, permitindo que a colheita ocorra no inverno, ao invés de somente no verão.
Segundo a enóloga da Epamig, a técnica contribui para regiões que jamais pensariam que teriam viticultura.
“Nessa poda, que a colheita acabou de acontecer a planta começa a brotar, essa frutificação é retirada da planta. Então a planta continua vegetando e ganhando energia, acumulando para quando chegar no começo do ano, janeiro e fevereiro, realizar a segunda poda. E aí sim, essa poda vai ser a poda de produção. Então a gente deixa o fruto crescer e isso vai culminar lá na colheita de inverno”, explica Cristiane Rota.
Ela explica que o período de evolução da planta e do fruto acontece quando as condições climáticas são ideais para concentração de composto fenólicos, de açúcares e para deixar essa maturação completa e alcançar um vinho de qualidade através dessa matéria-prima.
"À noite eu tenho temperaturas amenas, faz com que a videira preserve esses compostos e acumule reservas. Então a concentração desses compostos é maior. E aí eu vou ter uma maturação completa desse fruto, tendo uma uva de qualidade. Evito doenças, porque nessa época a gente não tem chuva, não tem umidade, é um clima seco, isso favorece muito a maturação. Então a gente consegue alcançar vinho com mais compostos fenólicos, vinhos mais estruturados”, pontua a enóloga.
Serviço
Festival Uai Wine - primeiro festival exclusivo de vinhos mineiros
📅 28 a 31 de agosto
📍 Palácio da Liberdade – Belo Horizonte
🎫 Entrada gratuita - Ingressos para palestras, degustações guiadas e Cozinhas Show:
Confira a programação completa
🔗 Mais informações: