A China zerou as importações de soja dos Estados Unidos em setembro e aumentou as compras da América do Sul, em especial do Brasil, que aumentou em quase 30% a venda da oleaginosa para Pequim. Essa foi a primeira vez em sete anos, desde novembro de 2018, que os chineses
Os dados foram divulgados pela Administração Geral de Alfândega da China nesta segunda-feira (20). Os embarques para os chineses caíram principalmente pelas altas taxas de importação que o governo de Xi Jinping impôs sobre os Estados Unidos, em meio a guerra comercial com Washington.
No mesmo período de 2024, as importações de soja dos EUA somaram 1,7 milhão de toneladas. Nesta segunda, o presidente Donald Trump disse que pode
“Acho que vamos nos sair muito bem com a China. A China não quer conflito. Temos o melhor de tudo e ninguém vai mexer com isso. Acredito que vamos fechar um acordo comercial muito forte. Ambos ficaremos satisfeitos”, disse Trump à jornalistas na Casa Branca.
Ao mesmo tempo em que as importações dos EUA foram zeradas, a China
Da vizinha Argentina, os chineses compraram 1,17 milhão de toneladas em setembro, um valor que representa 9% do total do mês de importações. Em relação ao ano passado, a compra de soja argentina subiu em 91,5%.