A agropecuária brasileira cresceu 10,1% no segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2024. O Produto Interno Bruto também cresceu 2,2/% frente ao período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado do agro reflete o bom desempenho de alguns produtos da lavoura que, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE de agosto, têm safras significativas no segundo trimestre.
Os destaques de crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade são para o
Ainda segundo o relatório do IBGE, já no primeiro semestre de 2025, o PIB cresceu 2,5% frente a igual período de 2024, com desempenho positivo na Agropecuária (10,1%), Indústria (1,7%) e nos Serviços (2,0%).
O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2025 cresceu 3,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou das altas de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 4,2% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. O resultado do Valor Adicionado nesta comparação decorreu dos seguintes desempenhos: Agropecuária (5,8%), Indústria (2,4%) e Serviços (2,9%).