O 8º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (
Com o tema “
“O HortPANC é uma oportunidade para que pessoas das diversas áreas envolvidas com o tema Hortaliças Não Convencionais possam trocar informações. Vamos falar sobre Segurança Alimentar e Nutricional e as Tradições Alimentares, e mostrar um pouco do que temos em Minas Gerais. Além de trazer subsídios para embasar novas pesquisas e parcerias”, resume a pesquisadora da EPAMIG, Marinalva Woods Pedrosa.
Programação
A abertura será na terça-feira, 1 de julho, a partir das 8h. Na oportunidade, acontece o lançamento da edição da revista Informe Agropecuário que traz o tema “Hortaliças PANC – Frutos”.
A palestra inicial “História das hortaliças PANC em Minas Gerais” vai reunir Marinalva Woods da EPAMIG, o coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater-MG, Georgeton Silveira e a produtora rural Ana Lúcia Fernandes.
Na terça (1) e na quarta-feira (2) serão realizadas mesas redondas e debates sobre PANC e tradições mineiras; Cultivo e inclusão dessas hortaliças na alimentação; Ancestralidade; Ensino, Pesquisa e Extensão em Minas Gerais e em outras regiões do país; Nutrição, Segurança Alimentar e adequação a dietas restritivas.
Na quarta (2), às 13h30 haverá uma sessão de pôsteres para a apresentação de trabalhos técnicos-científicos selecionados pela Comissão Organizadora do 8º HortPANC.
No dia 3 de julho, o dia de campo, no Campo Experimental Santa Rita da EPAMIG, terá início às 8h. Serão seis estações divididas: em frutos, hortaliças perenes, raízes e rizomas, folhosas, caminhada de reconhecimento de hortaliças PANC e Cozinha PANC ao vivo.
A programação completa do HortPANC, com detalhamento de palestras e palestrantes, pode ser consultada no