O concurso de
Os produtos serão avaliados a partir das seguintes categorias: Natural; Nano Lote: cafés arábicos peneira 17 acima (lote de 20 kg); Micro Lote: cafés arábicos peneira 16 acima (lote de seis sacas) e Cereja Descascado: cafés arábicos processados pelo método cereja descascado peneira 16 acima (lote de 6 sacas). Todos devem ser provenientes de uma mesma propriedade.
A cerimônia de premiação será realizada no evento “Do Solo à Xícara - 4ª Edição”, no dia 25 de outubro, no Sítio Daniella, em Pardinho.
Segundo Daniella Pelosini, produtora de cafés especiais e presidente do sindicato rural de Pardinho, o concurso e a busca pela identificação geográfica (IG) é um trabalho em prol da região. “A Cuesta Paulista não é apenas um território geográfico, é uma alma, uma inspiração e uma fonte inesgotável de excelência. Aqui, a natureza encontra a tradição, e o solo fértil conversa com mãos apaixonadas que transformam recursos naturais em verdadeiras jóias sensoriais”, afirmou.
Recentemente o Sindicato Rural de Pardinho conseguiu protocolar junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o pedido de reconhecimento da Denominação de Origem “Região da Cuesta Paulista - Cafés”, um passo importante na busca pela valorização do território, abrindo novos mercados para cadeia produtiva e a oportunidades para os produtores locais.