A maior feira de pecuária leiteira da América Latina, a
Além dos cerca de 1500 bovinos das raças Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá e Guzolando, a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB) levará 50 búfalos em exposição, degustações de queijos e carnes, ações de promoção institucional e uma programação especial que celebra os 65 anos da entidade.
Um dos pontos altos das atividades será na quinta-feira (12), com a realização de palestras técnicas na Sala Belo Horizonte, das 17h às 19h. A primeira apresentação abordará o impacto financeiro do melhoramento genético porteira adentro, com as participações da doutora Gabriela Stefani e do médico veterinário Renato Amaral. Em seguida, será feita a apresentação oficial da primeira Prova de Eficiência Alimentar em Bubalinos, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Tropicais em Bubalinos (CPTB), da Unesp de Botucatu (SP), conduzida pelo professor doutor André Mendes Jorge e pela doutora Caroline Lima Francisco.
Segundo o presidente da ABCB, Simon Riess, trata-se de um marco importante para o setor. “Estamos comemorando nossos sessenta e cinco anos com muito trabalho, pesquisa e união. A prova de eficiência alimentar é uma ferramenta poderosa para melhorar a rentabilidade e sustentabilidade da produção de carne e leite de búfalo no Brasil”, observa.
A iniciativa integra o Programa de Avaliação Genética em Búfalos da ABCB, que busca gerar dados técnicos consistentes e contribuir para o desenvolvimento da atividade. A escassez de mão de obra qualificada e o aumento dos custos de produção têm reforçado a importância de soluções baseadas em ciência e inovação. “Essa não é apenas uma ação comemorativa, mas um passo para transformar a realidade da produção bubalina. Outros países já aplicam metodologias semelhantes, e precisamos avançar também. Mas, para isso, é essencial o engajamento dos produtores”, destaca Riess.
Além da programação técnica, o estande da ABCB estará localizado na rua D-18 do Parque da Gameleira, ao lado do galpão com os animais em exposição. A estrutura contará com espaço institucional e atividades voltadas à difusão de informações sobre genética, sistemas produtivos e valorização da produção bubalina, além de contar com os produtos de laticínios certificados pelo Selo de Pureza 100% Búfalo da ABCB.
Novidades da Megaleite
Uma das novidades deste ano será a realização do “Curso Intensivo de Morfologia da Raça Girolando”, que abrirá a agenda de eventos da feira, no dia 9 de junho, no Tatersal 2, do parque. Durante o curso, os participantes aprenderão sobre melhoramento genético, cruzamentos, registro genealógico, morfologia de animais leiteiros, apresentação de animais e critérios de julgamentos. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo
Outra inovação é o lançamento da plataforma digital “Mercado Girolando”, desenvolvida pela Associação de Girolando em parceria com a empresa Superbid Exchange, a ferramenta é voltada para a comercialização de animais Girolando registrados.
A feira também terá
Festival do Queijo Artesanal de Minas
A Megaleite ainda terá o Festival do Queijo, que este ano acontecerá no interior do parque. O público poderá degustar os melhores queijos mineiros, além de outros produtos lácteos, pratos assinados por chefs renomados, produtos regionais, música ao vivo e espaço kids.
O evento também conta com oficinas sobre harmonização, conservação, maturação e outras curiosidades do mundo do queijo.
Para o festival é necessária inscrição gratuita pelo site
Serviço
Megaleite 2025
- Data: 10 a 14 de junho
- Endereço: Parque da Gameleira, na Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte