Ouvindo...

Agrishow: com Alckmin, cerimônia de abertura destaca avanço da tecnologia no setor

Principal evento de tecnologia para o agronegócio na América Latina, começou nesta segunda-feira (28) e vai até sexta-feira (2), em Ribeirão Preto (SP)

A 30ª edição da Agrishow, principal evento de tecnologia para o agronegócio na América Latina, começou nesta segunda-feira (28), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A cerimônia de abertura no domingo (27) foi marcada por homenagens aos idealizadores do evento.

Foram homenageadas as empresas Baldan, Marchesan, Jumil e Jacto que se uniram há três décadas em um projeto voltado ao incentivo e fortalecimento do setor.

“A Agrishow é resultado da união e coragem de empresas, juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em torno de um ideal que se tornou um marco significativo no agronegócio brasileiro, se destacando como a maior feira de tecnologia agrícola a céu aberto. Ao longo de três décadas, a Agrishow se fortalece e consolida seu lugar na história”, destacou o presidente João Marchesan.

Autoridades destacaram a importância da feira

Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, fortalecer o agronegócio é também fortalecer a indústria e, consequentemente, impactar positivamente na geração de emprego e renda e no desenvolvimento do país. “Quando o agro vai bem, ajuda a indústria e quando a indústria vai bem, ajuda o agro. São setores interligados, indispensáveis na engrenagem econômica do país”, disse.

Alckmin reforçou ainda que “a Agrishow se apresenta como um dos personagens fundamentais nesse sistema que beneficia, não apenas a economia, mas a sociedade como um todo”. Ele também salientou a inovação como um dos investimentos fundamentais para colocar o Brasil na dianteira da aplicação tecnológica dentro e fora do campo.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, destacou a evolução da eficiência do agronegócio brasileiro, um dos pilares da Agrishow. “A tecnologia embarcada diminuiu o desperdício, aumentou a lucratividade e levou prosperidade ao produtor. Em poucas décadas, o setor do agro brasileiro deixou de ser importador para se tornar um grande exportador, com impacto direto na evolução e fortalecimento do setor e da economia do país”, observou.

Com o slogan “O Futuro do Agro de A a Z”, a feira reforça o compromisso de trazer ao debate temas de extrema relevância para o desenvolvimento do setor, entre eles as tecnologias digitais cada vez mais presentes e indispensáveis no crescimento do agronegócio nacional.

Leia também

Veja a programação desta segunda (28):

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) convidou a imprensa para coletiva de anúncio oficial dos pedidos da bancada para o Plano Safra 2025/2026, nesta segunda-feira (28), às 14h. Entre os parlamentares confirmados estão o presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), o vice-presidente, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Alceu Moreira (MDB-RS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Ana Paula Leão (PP-MG) e Vitor Lippi (PSDB-SP).

Agrishow Labs - uma área totalmente dedicada dentro da Arena de Tecnologia e Inovação conecta diversas startups do agronegócio com os produtores que visitam o evento.

  • 14h às 15h - Clima – Como se preparar para enfrentar as mudanças climáticas na agricultura?O encontro terá como palestrantes Prof. Dr. Paulo Alexandre M. Figueiredo (Pesquisador e Docente da Unesp), Dana Meschede (fundadora da Dana Agro), Lucas Koren (fundador da IMBR Agro).
  • 15h às 16h – Crédito para o agricultor – Desenvolve SP na Agrishow: fortalecendo a inovação no agro com financiamento acessívelPalestra de Ricardo Brito (diretor-presidente do Desenvolve SP).
  • 15h às 16h - Palestra magna - Uma visão sobre a história e as oportunidades do futuro na agriculturaPalestra de Roberto Rodrigues (professor emérito da Fundação Getúlio Vargas – Agro)
  • 16h às 17h - Palestra magna - O futuro da nossa agriculturaPalestra da Dra. Silvia Massruhá (presidente da Embrapa)
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde