Uma importante associação de importadores de carne bovina da China, a Tianjin Meat Association, se comprometeu a comprar
A associação vai comprar ao menos 50 mil toneladas de carne com o selo BoT até junho de 2026. Os associados da entidade chinesa respondem por 15% de todas as importações chinesas de carne bovina do Brasil, disse a Imaflora.
Primeira certificação global
O lançamento do Beef on Track (BoT), o primeiro sistema de certificação do mundo a atestar
A carne livre de desmatamento será identificada por um selo. As fazendas não serão auditadas, uma vez que a iniciativa destina-se à cadeia de compra dos produtos provenientes da pecuária de corte, como frigoríficos e curtumes. Cada planta de abate será auditada individualmente, uma vez por ano.
Níveis de garantia
O BoT apresenta quatro níveis de certificação, com exigências progressivas para comprovar o desmatamento zero. Os critérios iniciais exigem a inexistência de desmatamento ilegal, trabalho análogo à escravidão e produção em áreas sob embargo, terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas. Para os níveis mais altos (Ouro e Platinum), a exigência se estende a fornecedores diretos e indiretos e à comprovação de desmatamento legal ou ilegal zero.
O consumidor final poderá identificar a carne certificada por um selo intuitivo aplicado diretamente nos cortes, onde “quanto mais alta a barra verde, mais floresta está sendo monitorada”.
Níveis de certificação:
- BoT Bronze: fornecedores diretos livres de desmatamento ilegal e trabalho escravo.
- BoT Prata: fornecedores diretos livres de desmatamento legal ou ilegal e trabalho escravo.
- BoT Ouro: fornecedores diretos e indiretos livres de desmatamento ilegal e trabalho escravo.
- BoT Platinum: fornecedores diretos e indiretos livres de desmatamento legal ou ilegal e trabalho escravo.