Ouvindo...

Cana Summit 2025: Zema destaca ações para fortalecer produtores de cana-de-açúcar em MG

Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, responsável por 11% do total do país

O governador Romeu Zema (Novo) participou do Cana Summit 2025, nesta quarta-feira (2), em Brasília. O evento reuniu mais de 10 mil produtores de cana-de-açúcar para discutir os principais desafios, oportunidades e inovações do setor, com ênfase em práticas sustentáveis, transição energética, fortalecimento da identidade do produtor e a importância do associativismo e cooperativismo.

Convidado para falar sobre o sucesso do setor em Minas Gerais, Zema recebeu um troféu em homenagem ao apoio que ele dá aos produtores de cana-de-açúcar e destacou alguns pontos que fortaleceram o segmento em Minas como um dos principais do Brasil.

Atualmente, Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, responsável por 11% do total do país. A produção de cana no estado na safra 2023/24 alcançou 81,4 milhões de toneladas, 15% a mais que na safra anterior. Para a safra 2024/25, a estimativa é que a produção chegue a 82 milhões de toneladas.

‘A produção de cana é uma atividade que tem crescido muito em nosso estado e recebe todo nosso apoio’, disse o governador.

Além disso, Minas Gerais é o quinto maior produtor de etanol do Brasil. A produção na safra 2023/24 alcançou 3,3 bilhões de litros, 25,3% a mais que na safra anterior. Em 2024, o complexo sucroalcooleiro de Minas exportou 5,2 milhões de toneladas, aumento de 23,7% na comparação com 2023, gerando US$ 2,5 bilhões.

O governador acrescentou que discute as ações do setor com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

Ainda no evento, Zema rebateu o presidente Lula (PT) sobre a proposta de redução dos impostos de itens da cesta básica.

Leia também

Ações para o setor

O governador destaca que os resultados do setor são frutos dos projetos e ações tomadas ao longo do mandato, como a Política Estadual de Incentivo ao uso e consumo do etanol, o Plano Estadual de Ação Climática em Minas Gerais, a Lei do “Combustível do Futuro”, linhas de crédito para modernização das usinas e aumento da eficiência produtiva, atração de investimentos no setor bioenergético e o Selo Verde, uma ferramenta de rastreabilidade e comprovação da sustentabilidade da produção rural.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde