Ouvindo...

Ibama apreende 10 toneladas de pirarucu no Acre e multa empresa em R$ 5 milhões

Empresa não tem licença específica do Ibama requerida para exportação do pirarucu; peixes foram doados para programa do Sesc

Carga apreendida foi doada ao programa Mesa Brasil, para alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade

Uma empresa de pescado foi flagrada com dez toneladas de pirarucu sem licença para exportação na cidade de Assis Brasil, no Acre, durante uma operação conjunta promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Receita Federal.

As dez toneladas de pirarucu saíram de Ariquemes, em Rondônia, e tinham como destino a cidade de Tarapoto, no Peru. Além da apreensão da carga de peixe, a empresa foi multada em R$ 5 milhões.

Segundo o Ibama, o pirarucu está listado no Anexo II da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

De acordo com os fiscais do instituto, as dez toneladas de pirarucu apreendidas foram doadas ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), ‘a fim de contribuir para a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade’.

Fiscalização

À Itatiaia, o Ibama informou que a carga foi identificada na Aduana de Assis Brasil, no dia 18 de dezembro, pela Receita Federal, que notificou a empresa um dia depois.

No dia 19 de dezembro o Ibama entrou em contato com a empresa responsável pela carga para solicitar os documentos obrigatórios.

Leia também

‘Entretanto, a empresa requereu a licença apenas no dia 20 de dezembro, quando o pescado já se encontrava retido na Aduana. Diante da irregularidade e do pedido feito fora do prazo, o sistema Siscomex indeferiu a solicitação, resultando na apreensão da carga de pirarucu’, informou em nota.

Parte da carga inspecionada também era composta por tambaqui, cujo transporte estava devidamente regularizado e permaneceu com a empresa.

Leia também:


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde