Foram concluídas pela concessionária de rodovia Nova 381, as ações de recuperação do talude, que cedeu no trecho de Antônio Dias, no km 297+500. Com a liberação do trânsito na área do talude, à partir da tarde desta sexta-feira (26/09) e do Viaduto da Prainha foi ampliado 5,6 km de trecho duplicado na rodovia, trazendo mais fluidez para o trânsito na região.
Outra melhoria foi a liberação em sentido único do túnel do Complexo da Prainha na pista oeste, sentido Belo Horizonte, que garante e eleva a segurança viária para o usuário.
Para a recuperação do talude foi realizado a escavação e transporte total do material para retaludamento e adequação, equivale aproximadamente a 10.500 viagens de caminhões trucados. A operação “bota-fora”, ou seja, a remoção deste material, destinou o conteúdo extraído para pontos estratégicos em um raio de até cinco quilômetros de distância. Segundo um balanço do setor de Engenharia da Nova 381, a operação realizou a escavação de aproximadamente 170 mil metros cúbicos de material solto em um prazo de 47 dias corridos.
O diretor de Engenharia da Nova 381, Marco Tulio Morales de Carvalho, ressalta que as equipes da concessionária trabalharam 24 horas em turnos distintos, com o emprego de escavadeiras, tratores esteiras, retroescavadeira, rolos compactadores e caminhões pipas e basculantes trucados e traçados para a liberação da pista, estabilidade do talude e a conclusão do trabalho com sucesso, mais segurança e fluidez no trânsito da região.