O governo de Minas e a empresa iFood assinaram, nesta quinta-feira (25), um protocolo de intenções durante a Semana Internacional do Trânsito. O objetivo é conscientizar entregadores de aplicativo sobre medidas de segurança e reforçar a importância da prevenção de acidentes.
Ações conjuntas
Segundo a secretária de Planejamento, Silvia Listgarten, a parceria vai estabelecer diretrizes para campanhas educativas, mutirões de regularização de documentos e programas de capacitação.
“A segurança aqui é pautada nos motociclistas, no ambiente de trabalho deles, mas também na sociedade como um todo. O trânsito precisa de campanhas didáticas e de fácil entendimento, tanto para motoristas e pedestres quanto para quem trabalha de moto”, destacou.
Capacitação a longo prazo
O diretor de Políticas Públicas do iFood, Guilherme Paiva, afirmou que a ideia é ir além da conscientização. “Queremos desenvolver treinamentos e capacitações de longo prazo, que envolvam não apenas eventos pontuais, mas também iniciativas estruturantes, como documentação e formação contínua”, disse.
Acidentes preocupam especialistas
Para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Sessão Minas Gerais, ações de conscientização são fundamentais. O presidente da entidade, Agnes Wellerson Vieira, lembra que 87% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem motociclistas.
“Isso gera impacto enorme na saúde pública, sobrecarregando as cirurgias e tirando a dignidade do trabalhador acidentado”, afirmou.
Já a gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti, ressaltou a importância da adesão de empresas.
“Os motociclistas são mais vulneráveis e precisam respeitar as leis de trânsito. Essa conscientização pode alcançar milhares de profissionais e ajudar a reduzir os acidentes”, disse.