Ouvindo...

Mais de 300 veículos são furtados em sete meses nas cidades do Vale do Aço

Maioria das ocorrências foram registradas em Ipatinga

A Região Metropolitana do Vale do Aço registrou 338 furtos de veículos nos primeiros sete meses de 2025. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e incluem registros de ocorrências feitas pelas Polícias Militar e Civil e os Sistemas prisional e socioeducativo.

Ipatinga lidera o ranking de carros e motos furtados: 281. Em seguida vem Coronel Fabriciano com 32, Santana do Paraíso com 14 e Timóteo registra 11 furtos de veículos. Este número é superior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando a região teve registro de 310 furtos de janeiro a julho.

Em entrevista à Itatiaia, o Sargento Neto, do 14° Batalhão da Polícia Militar em Ipatinga, reforçou que a PM acompanha constantemente os registros de furto e roubo de veículos na região.

“Os criminosos costumam visar motocicletas e automóveis de maior circulação, justamente porque as peças tem saída rápida no mercado ilegal. A PM, ciente deste cenário, direciona operações específicas e patrulhamento para coibir esse tipo de ação”, destacou.

O Sargento ressalta que a PM tem obtido êxito no combate a este tipo de crime, recuperando veículos.

“Isso acontece porque nossas guarnições atuam de forma ágil, aliadas ao apoio da comunidade. Quando a população aciona imediatamente o 190 e repassa informações detalhadas e utiliza o disque denúncia (181), conseguimos montar uma resposta rápida e eficiente. Reforçamos a orientação aos condutores para não deixar veículos em locais isolados ou mal iluminados, utilizar alarmes, travas e bloqueadores, e permanecer atentos a movimentações suspeitas”, completou.