Foi aberta em Ipatinga nesta segunda-feira (22) a programação da 19ª edição da Primavera dos Museus, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento cultural anual é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre sempre no início da primavera. Neste ano, traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, reforçando o papel dos museus como espaços de diálogo e mobilização diante de um dos maiores desafios do nosso tempo.
As atividades estão sendo realizadas na Estação Memória Zeza Souto, localizada na rua Belo Horizonte, nº 272, no Centro. A abertura contou com uma apresentação musical e com a palestra “Mudanças Climáticas e Seus Impactos na Região do Vale do Aço”, conduzida por Hilton da Silva Franco Júnior, engenheiro integrante da Defesa Civil de Ipatinga. Alunos da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes prestigiaram a programação.
Quem visitar a Estação Memória também poderá conferir a exposição fotográfica “Chuvas Extremas: Ipatinga e os Desafios Climáticos”, disponível até sexta-feira (26). Já nesta terça-feira (23), a programação segue com mais uma palestra: Antônio Augusto de Pádua Mendes, da Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), abordará o tema “A História dos Parques Municipais e as Comunidades de Ipatinga”, às 14h, no mesmo local.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “A Primavera dos Museus é uma oportunidade para aproximar a população do nosso patrimônio cultural e ampliar o debate sobre temas tão atuais, como as mudanças climáticas. Ipatinga se orgulha de participar e promover atividades que unem conhecimento, memória e conscientização ambiental.”
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus foi criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Durante o evento, instituições de todo o país realizam programações especiais, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária.
Exposições temporárias, palestras, seminários, oficinas, workshops e visitas guiadas são algumas das atrações que permitem aos visitantes vivenciar uma experiência educativa e aprofundar seus conhecimentos sobre os temas apresentados.
Com informações da SECOM Prefeitura de Ipatinga