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Seis erros comuns ao calibrar os pneus que podem colocar a segurança em risco

Especialistas em segurança veicular explicam como pequenas falhas na hora de encher os pneus afetam o consumo, a estabilidade e a vida útil do carro

Calibrar os pneus corretamente é questão de segurança

Manter os pneus calibrados corretamente é mais do que uma questão de economia, é um fator essencial para a segurança nas ruas e nas estradas. Segundo especialistas em segurança veicular, muitos motoristas ignoram detalhes importantes ao calibrar os pneus, o que aumenta o risco de acidentes, desgaste precoce e maior consumo de combustível.

A pressão ideal dos pneus varia conforme o modelo, o peso e a carga do veículo. As informações corretas estão no manual do proprietário ou em etiquetas na porta do motorista, na tampa do tanque ou no porta-luvas. Usar valores genéricos ou dicas de conhecidos pode causar instabilidade e reduzir a durabilidade das rodas, alertam os técnicos.

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Pesquisas indicam que apenas três em cada dez motoristas sabem onde verificar a pressão recomendada ou quando é hora de trocar um pneu gasto. Essa falta de informação leva a erros frequentes, tanto no uso diário na cidade quanto em viagens mais longas.

Entre os enganos mais comuns estão medir a pressão com os pneus quentes, confiar apenas nos calibradores dos postos, muitas vezes desajustados, e esquecer de verificar o estepe. Outro erro recorrente é ignorar o peso do veículo: em viagens com passageiros e bagagem, o ideal é aumentar a pressão entre 0,2 e 0,3 kg/cm³ em relação ao uso urbano, para evitar deformações e melhorar a estabilidade.

Calibrar os pneus corretamente também exige atenção às variações de temperatura. O frio ou o calor intenso alteram a pressão interna e podem exigir ajustes extras. Circular com pneus murchos aumenta o consumo de combustível e o risco de estouro; já o excesso de ar reduz a aderência e causa desgaste irregular.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.