Quando
1) Inchaço em mãos e pernas
Quando os rins não funcionam adequadamente, o corpo retém líquidos, causando edema. Isso se manifesta como inchaço visível nas mãos, pés, tornozelos e pernas, podendo deixar a pele marcada ao ser pressionada. O sintoma, comum no início da doença, pode se agravar e atingir também o rosto e os olhos.
2) ‘Estufamento’
A retenção de líquidos pode deixar mãos e pernas maiores e rígidas, dificultando movimentos. Esse inchaço costuma ser mais evidente ao acordar ou após longos períodos sentado ou em pé.
3) Alterações na textura e cor da pele
Problemas renais prejudicam a eliminação de resíduos, provocando ressecamento, coceira, manchas pálidas ou amareladas e textura áspera ou escamosa na pele.
4) Cãibras ou fraqueza muscular nas pernas
O desequilíbrio de minerais como potássio, cálcio e sódio, causado pela disfunção renal, pode gerar cãibras dolorosas, fraqueza e formigamento, especialmente à noite.
5) Mudanças nas unhas
Unhas ‘meio a meio’ (metade branca e metade em tom natural), faixas esbranquiçadas ou unhas pálidas podem indicar anemia associada à doença renal.
6) Dedos e pés frios ou dormentes
A má circulação decorrente de problemas renais pode causar frio, dormência e formigamento nas extremidades.
7) Coceira persistente em mãos e pernas
O acúmulo de toxinas no sangue devido à filtragem deficiente dos rins provoca coceira intensa, que pode prejudicar o sono e as atividades diárias.
Como proteger os rins
Adotar hábitos saudáveis, manter boa hidratação e controlar doenças crônicas - especialmente diabetes e hipertensão - são medidas essenciais. Dieta balanceada, com pouco sal, açúcares e alimentos ultraprocessados, além de moderação no consumo de proteína e álcool, ajuda a preservar a função renal.